Você esta em:Artigos » Boas Práticas de E-mail Marketing

Franchising a era do sucesso

Retorno ideal para sua Empresa

Franquia: Um projeto transformador

Uma idéia + um negócio + ACEBIZ + um projeto de franquia = um futuro promissor

Amplie seus horizontes

Faça a expansão do seu negócio com a Acebiz

Artigos

  • Boas Práticas de E-mail Marketing
    Boas Práticas de E-mail Marketing
    09/04/2013

    E-mail marketing é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto. De acordo com um estudo realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, o principal motivo de acesso à Internet no Brasil é o e-mail. Por isso, o e-mail marketing é bastante importante para as empresas no relacionamento com clientes.

    E-mail Marketing e Spam

    Diferentemente do spam (mensagens indesejadas), é essencial ao e-mail marketing o consentimento do cliente (também chamado opt-in), que pode ser explícito, quando ele mesmo opta por receber, ou implícito, caracterizado por uma relação evidente entre as partes. O e-mail marketing também se diferencia do spam por permitir ao destinatário a opção de se descadastrar a qualquer momento da lista de envio pela qual recebeu o email. Isso se chama “opt-out” e de acordo com o Código de Autorregulamentação para a Prática de Email Marketing, o remetente deverá disponibilizar ao Destinatário a sua política de Opt-out e informar o prazo de remoção do seu endereço eletrônico da base de destinatários, que não poderá ser superior a 2 (dois) dias úteis, quando solicitado diretamente pelo link de descadastramento do E-mail Marketing e 5 (cinco) dias úteis quando solicitado por outros meios, prazos estes contados a partir da data da solicitação comprovada.

    Utilização do E-mail Marketing

    Seguindo esses princípios éticos, o e-mail marketing pode ser usado na oferta de produtos e serviços, na promoção de itens adicionais e de interesse específico, bem como em campanhas de fidelização, pesquisas de satisfação, cartões comemorativos e de aniversário.
    Também é utilizado para envio de informativos periódicos, notícias, artigos e comunicados internos. Na organização de eventos, por exemplo, o marketing por e-mail pode ser aplicado para a distribuição de convites, confirmação de presença e agradecimento de participação.

    Benefícios

    Nesse sentido, as empresas que adotam o e-mail marketing têm uma série de benefícios:

    Pro atividade
    em vez de esperar o interesse do cliente, a empresa pode encontrá-lo;
    Interatividade
    o cliente interage imediatamente com a mensagem;
    Segmentação
    é possível direcionar a mensagem por sexo, faixa etária e cidade, por exemplo;
    Personalização
    a mensagem pode ser facilmente personalizada com informações do cliente;
    Mensuração
    o retorno da ação realizada é acompanhada em tempo real e custo-benefício.

    Jorge Ribeiro Júnior
    Consultor de TI Acebiz

  • Todos os Artigos