Você esta em:Artigos » O Perfil do Franqueado

Franchising a era do sucesso

Retorno ideal para sua Empresa

Franquia: Um projeto transformador

Uma idéia + um negócio + ACEBIZ + um projeto de franquia = um futuro promissor

Amplie seus horizontes

Faça a expansão do seu negócio com a Acebiz

Artigos

  • O Perfil do Franqueado
    O Perfil do Franqueado
    09/04/2013

    O perfil do franqueado é um fator decisivo para o sucesso do negócio. Não é porque a franquia é um negócio pré-formatado, com uma estrutura “feita para dar certo” que o perfil do franqueado não deve ser levado em consideração.
    A atitude de empreendedorismo deve estar presente na pessoa interessada em ter o seu negócio próprio indubitavelmente. Vemos muitas vezes, redes de franquias que se preocupam somente se o candidato a franqueado possui o dinheiro para o investimento e não fazem um mapeamento detalhado do perfil do franqueado. Se você está procurando expandir a sua rede de franquias, ou se você é um interessado em abrir o seu próprio negócio e optou pelo mercado de franchising, fique atento. Ter o capital necessário para a abertura de um negócio, mas não ter o perfil ideal para administrá-lo é como jogar alto em um cassino. O risco é elevadíssimo e o retorno torna-se uma questão de sorte.
    O franqueador deve ter a preocupação constante em captar para sua rede pessoas que tenham o perfil empreendedor, associado ao interesse pessoal no negócio. É necessário ter iniciativa, pró-atividade, ser uma pessoa estimulada por desafios, além de possuir liderança sobre pessoas, bom relacionamento e habilidade de comunicação, para ser um empresário de sucesso. Adaptar-se às mudanças e ser flexível também é uma das características primordiais para quem quer estar à frente de um negócio.
    Além dessas características é fundamental que o franqueado tenha interesse pessoal e afinidade com o negócio. Nem pense em ter em sua rede de lojas de brinquedo um franqueado que não seja apaixonado por crianças. Assim como ampliar a sua rede de franquia de alimentação, com pessoas que não amem cozinha. Diferentemente do que se pensa, por mais que o franqueado seja somente o investidor, é um risco elevadíssimo trazer para sua rede uma pessoa que não tenha o seu coração ligado ao seu negócio. A dedicação que um novo negócio requer até o seu estado de maturação vai exigir de quem estiver à frente do negócio muito empenho e disponibilidade para atuar e resolver possíveis problemas que possam surgir.
    E o que eu faço se eu só atendo a um dos quesitos – perfil empreendedor ou afinidade com o negócio? Busque parceiros! Pense que você não é excepcional em tudo aquilo que um negócio precisa e identifique pessoas que podem entrar nessa empreitada junto com você. Ser uma pessoa antenada ao mundo da moda não fará sua franquia de roupas dar certo. Você precisa de alguém que lidere os funcionários, tenha a iniciativa de se relacionar e resolver problemas burocráticos e com os bancos, que saiba analisar uma planilha de investimentos, para que a sua loja seja um completo sucesso.
    Pensando assim, você terá know-how que uma rede de franquias te proporciona + paixão + empreendedorismo associados e a sua chance de obter sucesso, sendo um franqueado ou um franqueador são imensas!
    Boa sorte em sua empresa.

    Regiane Favaro
    Psicóloga e Consultora da Acebiz

  • Todos os Artigos