Você esta em:Artigos » Virando Franquia

Franchising a era do sucesso

Retorno ideal para sua Empresa

Franquia: Um projeto transformador

Uma idéia + um negócio + ACEBIZ + um projeto de franquia = um futuro promissor

Amplie seus horizontes

Faça a expansão do seu negócio com a Acebiz

Artigos

  • Virando Franquia
    Virando Franquia
    09/04/2013

    A resposta é SIM, afirmamos que todo negócio em qualquer segmento pode ser Franqueado desde que respeitados alguns fatores fundamentais devidamente formatados em um bom Projeto de Franquia.

    Entre vários fatores vou citar 2: fator operacional e fator emocional.

    Para exemplificar o fator operacional podemos refletir sobre a seguinte fórmula conceituada de Gestão que é:

    Estas 5 perguntas são importantes para iniciar a construção operacional do Projeto de Franquia e o grande desafio será encontrar ás respostas para:

    O 5WH - WHAT? HOW? WHEN? WHERE? HOW MUCH? (O QUÊ? COMO? QUANDO? ONDE? QUANTO?)

    1. O quê Franquear? O quê posso multiplicar? O quê posso me diferenciar do mercado?
    2. Como devo Franquear? Como deve ser minha estrutura? Como passar meus conhecimentos para o Franqueado? Como devo supervisionar a rede? Como devo treinar os meus Franqueados? Como deve ser minha Consultoria de Campo?
    3. Quando devo Franquear? Quando deve vencer meu Contrato de Franquia? Quando devo abrir unidades próprias? Quando devo abrir Unidades Pilotos?
    4. Onde é melhor abrir as Unidades Franqueadas? Onde estão os territórios mais potenciais? Onde abrirei Unidades Próprias?
    5. Quanto gastarei para realizar o plano de Expansão? Quanto terei de retorno na operação? Quanto irei cobrar de taxas? Quanto irá custar minha propaganda?

    O Fator Emocional tem haver com a Inteligência Emocional do Empreendedor que se tornará um Franqueador. No dia à dia como será que este Franqueador irá se relacionar com os seus Franqueados? Será que realmente ele gosta de pessoas? Será que ele tem facilidade e prazer em se comunicar com pessoas?
    Como ele consegue suportar pressão? Como ele consegue exercer sua liderança? Como ele consegue compartilhar sua liderança? Como ele consegue inovar e principalmente como ele consegue vender o sonho do seu negócio para Futuros Franqueados? Depois de tudo isso como ele consegue persuadir e fidelizar estes clientes que agora são os seus Franqueados para alcançar longevidade na parceria?
    É necessário que o Empreendedor que pretende se tornar um Franqueador exercite esta reflexão com muita sinceridade e se a resposta for sim consideramos um grande passo para encabeçar um Projeto de Franquia de sucesso.

    Fernando Cofiel
    Diretor de Projetos Acebiz

  • Todos os Artigos